sobre programas eventos participantes contactos pt | eng

 





Radio Zero 99.0 Mhz

Goethe-Institut Lisbon
Jardim da Estrela
Museu das Comunicações
Lumiar Cité

  Ouvir a Rádio Zero



 

Sobre o RadiaLx 2010

Dias 1,2 e 3 de Julho de 2010 realiza-se a terceira edição do RadiaLx, Festival Internacional de Rádio Arte, único em Portugal no género.

Produzido pela Rádio Zero, o festival promove a criação e divulgação de formas diferentes de fazer rádio, contando com três dias consecutivos de emissão na Rádio Zero na frequência local de 99.0MHz em Lisboa e emissão online simultânea.

Mais de 100 artistas nacionais e internacionais contribuem para uma programação que inclui também emissões em directo, não só de vários pontos da cidade, como de outros países em colaboração com a rede internacional “Radia”.

Os eventos e as emissões propõem novas e esquecidas formas de fazer rádio, desafiam as ideias convencionais de transmissão e comunicação e atravessam géneros estabelecidos, com o propósito de enriquecer a nossa experiência de escuta e encorajar a discussão pública sobre o uso criativo e o acesso público à rádio.

O Festival coloca uma ênfase na criação em directo a partir de vários espaços de Lisboa e na parceria com instituições e espaços como o Goethe-Institut, o Museu das Comunicações ou a Lumiar Cité.

A importância do espaço público e da criatividade na frequência radioeléctrica estende-se à programação através de peças que reinventam a prática da rádio e que ajudam, como afirma Brandon Labelle, a “redistribuir a nossa compreensão do espaço, da corporeidade, da troca social e da política de informação”.

Em edições anteriores, o RadiaLx recebeu apresentações e workshops de artistas prestigiados como Tetsuo Kogawa, Knut Aufermann, Sarah Washington, Patrick McKinley, Mike Cooper ou Ed Baxter (Director da Resonance.fm).

Os destaques da presente edição incluem a colaboração da RadiaLx com o Goethe-Institut em Lisboa para a transmissão da primeira longa metragem de animação “As Aventuras do Príncipe Achmed” com a banda sonora ao vivo de Jay Needham, uma mesa redonda onde se discute o futuro da rádio, uma instalação de som nos Jardins do Goethe e uma oficina sobre o projecto Aporee::: Maps com o criador e cientista Udo Noll sobre o mapear da complexidade dos espaços públicos contemporâneos , recorrendo a computação móvel e tecnologia GPS.

Mais uma vez, queremos oferecer uma oportunidade única de apresentar e desenvolver projectos de rádio inovadores e contribuir para a urgente discussão acerca das múltiplas possibilidades do meio radiofónico e das suas transformações, numa estreita interacção com os artistas, o espaço público e a comunidade.

 

 

 


3 JULHO 21.30 CONCERTOS NO JARDIM DA ESTRELA
WORKSHOP RADIO APOREE ::: MAPS BY UDO NOLL